terça-feira, 15 de setembro de 2009

Depressão complica sobrevivência após cancro








A depressão pode complicar as probabilidades de sobrevivência de doentes com cancro, segundo um estudo realizado no Canadá, avança o site da BBC Brasil.
Ao reunir 26 investigações independentes que envolveram mais de 9,4 mil doentes, uma equipa de cientistas da Universidade da British Columbia descobriu que o número de mortes é 25% maior naqueles que mostravam sintomas de depressão. Nos casos de doentes diagnosticados com o problema, a taxa de mortalidade é 39% maior.
O risco também permanece mesmo quando consideradas outras características clínicas que afectam a sobrevivência.
Para os investigadores, a descoberta enfatiza a necessidade de se examinar com cuidado os doentes de cancro para avaliar se não há sinais de problemas psicológicos.
Mais investigação
Segundo os cientistas, ainda é necessário realizar novas investigações, já que é difícil descartar outros factores que podem influenciar o quadro clínico do doente oncológico. O estudo mostrou que o stress pode ter um impacto sobre a doença, afectando o crescimento de tumores e o alastramento da doença para outros órgãos.
Para os especialistas, os problemas emocionais podem atingir as hormonas ou o sistema imunológico, ou ainda fazer com que os doentes acabem adoptando um estilo de vida que não condiz com o seu tratamento.
Os investigadores também reforçam que, em geral, o risco de morte por causa da depressão durante um cancro é pequeno.
Investigações anteriores já sugeriram que a depressão tem um grande impacto na mortalidade de vítimas de problemas cardíacos.
"É impressionante que a presença de sintomas depressivos ou o diagnóstico do problema possam ajudar a prever a mortalidade de doentes de cancro", disse Jillian Satin, líder da investigação."O melhor a fazer é [o doente] conversar com os seus médicos sobre a sua saúde mental e emocional".

1 comentário:

  1. Apesar de sermos sempre otimista, o tratamento altera nosso humor pelas perdas fisicas e emocional, nada melhor do q procurar um profissional.
    bjo

    ResponderEliminar

Psiu!!!vai embora sem comentar?