sábado, 30 de outubro de 2010

Vinho na luta contra o cancro da mama

Vinho na luta contra o cancro da mama

No dia em que se assinala a luta contra o cancro da mama, é apresentada uma parceria original: as caves Ermelinda Freitas unem-se ao movimento "Rosa Esperança" para lançar um vinho que chama a atenção para a doença.



Quatro mulheres morrem por dia, em Portugal, vítimas de cancro da mama. Hoje, 30 de outubro, é o dia em que se assinala a luta contra esta doença e o movimento "Rosa Esperança" decidiu fazê-lo de uma forma original: vai lançar um vinho. As receitas revertem totalmente a favor do movimento, que põe em palco a vida de quem atravessou a doença.
O movimento "Rosa Esperança" nasceu de uma parceria com a grupo de artistas "Quem não tem cão" para promover uma peça de teatro onde a luta contra o cancro da mama é a personagem principal. Sete mulheres que venceram a doença e trinta figurantes, todos amadores, têm levado a peça a diferentes pontos do país desde há um ano.
Rui Germano, encenador, explica o objetivo: "Queremos dar esperança, passar informação de uma forma descontraída e devolver a auto-estima às mulheres". O encenador conta que, depois da peça, assistência e "atrizes" conversam sobre o cancro da mama, trocam experiências e desfazem dúvidas, num ambiente informal.
Mil garrafas
Com o recurso às redes sociais na internet e aos blogues, os membros da "Rosa Esperança" foram espalhando a notícia e enchendo as salas de teatro. "Quando nos começámos a aperceber da dimensão que este projeto tinha, surgiu a ideia de ampliar a peça de teatro para um movimento mais alargado", explica Rui Germano. Assim, nasceu a parceria com as caves Ermelinda Freitas e a criação do vinho com o rótulo alusivo ao movimento, desenhado por Paal Myhre.
O vinho "Rosa Esperança" terá uma edição limitada de mil garrafas, com o preço de dez euros por unidade. As receitas reverterão, na totalidade, para este movimento de luta contra o cancro da mama e serão aplicadas, numa primeira fase, no espetáculo de teatro itinerante que promovem. Mais tarde, a verba sobrante destinar-se-á a outras iniciativas do movimento "Rosa Esperança" ou será doado a associações com objetivos semelhantes.
O lançamento do vinho é hoje, às 18:00 no Bairro Alto Hotel. Quanto ao regresso aos palcos do movimento "Rosa Esperança" é já para semana, dia 6 de novembro, no Grande Auditório das Caldas da Rainha.

5 comentários:

  1. Cristina
    Me deu vontade até de tomar uma taça desse vinho rs... Olha quero te perguntar, vc toma tamoxifeno? Estou tomando mais tenho me sentido bem mal, com muita ansiedade, taquicardia. Vc teve algum mal estar? Bom sábado para vc! Bjssssssssss

    ResponderEliminar
  2. OLÁ MIGUXA.

    PRA TI E FAMÍLIA UM LINDO DOMINGO E BOA SEMANA.

    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  3. Olá Cristina!
    Bela e importante iniciativa essa, de divulgar o Cãncer de mama na garrafa de vinho. Que renda muitos euros para as campanhas de prevenção.
    parabéns...parabéns....

    ResponderEliminar
  4. Oi Cris,pois é,uma boa iniciativa,esta.
    Tenha um bom fim de semana,e espero que as finanças estejam tudo certim,agora!
    beijins
    Deus te abençoe

    ResponderEliminar
  5. À saúde! Aos sonhos! tchim tchim
    Beijinhos Cris

    ResponderEliminar

Psiu!!!vai embora sem comentar?