segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Independência ou morte.

Hoje no Brasil é feriado,comemora-se a independência do Brasil.mas fica um ponto de interrogação..........foi melhor para o Brasil?
O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar sectores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole..
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de Setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de Dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil

3 comentários:

  1. Oi Cristina. Uma boa semaninha.
    Adoro o parque infantil do Alvito. Pena que os adultos não possam brincar. Ainda tenho esperança, que se façam parques infantis... para adultos eheheh
    Vá com as suas filhotas lindas ao Kidzania. Elas vão amar!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oi Cris
    esta Vanda...quer brincar como se fosse uma nina e ainda fica ofendida se não pode entrar nos jogos ihihihihihi beijinhos para as duas ;)

    ResponderEliminar
  3. NEM GOSTO MTO DA HISTÓRIA DO BRASIL. TALVEZ O BRASIL TENHA SE LIBERTADO DAS LEIS DE PORTUGAL, MAS ECONOMICAMENTE CONTINUOU DEPENDENTE. HOJE ESSA SITUAÇÃO JÁ MELHOROU.

    BJO QUERIDA. BOA SEMANA. DEUS SEJA CONTIGO

    ResponderEliminar

Psiu!!!vai embora sem comentar?