quarta-feira, 2 de setembro de 2009

ELA DESCOBRIU A RADIOATIVIDADE


Marie Curie

Marie Curie (1867-1934) foi eleita a mulher mais influente para a ciência em enquete realizada pela revista New Scientist. Polonesa de origem, Marie Sklodowska Curie emigrou para a França em 1891. Formou-se em física em 1893 e em matemática em 1894, ano em que conheceu seu marido, Pierre Curie. Iniciou seus estudos investigando propriedades magnéticas de metais. Quando, em 1896, Henri Becquerel descobriu a radioatividade do urânio, Marie Curie interessou-se em melhor investigar as propriedades de materiais radioativos. Utilizando o eletrômetro, aparelho desenvolvido por Pierre Curie e seu irmão 15 anos antes, Marie Curie descobriu que a radioatividade se devia às propriedades intrínsecas do elemento urânio.
Estudando materiais radioativos, descobriu o elemento tório praticamente ao mesmo tempo que Gerhard Schmidt em Berlim, que publicou seus resultados antecipadamente. Como resultado de uma investigação extremamente laboriosa, Marie Curie descobriu o elemento Radio, presente em quantidades muito pequenas na sua forma bruta (isolou 0,1 g de radio a partir de 1 tonelada do minério em que ocorre). Mais tarde descobtriu também o elemento polônio.
Por estas e outras contribuições, Marie Curie foi o único cientista a receber dois prêmios Nobel científicos, um de física em 1903 (dividido com seu marido e com Henri Becquerel) e um em química em 1911. Tendo manipulado elementos radioativos durante muitos anos, Marie Curie faleceu de doenças decorrentes à exposição radioativa em 1934.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Psiu!!!vai embora sem comentar?